Piquete de Emergência Rubis Gás

Perguntas Frequentes

Obtenha resposta às suas questões

Segmento garrafas

  • Qual a diferença entre o butano e o propano?

    O butano e o propano são gases de petróleo liquefeito (GPL) altamente inflamáveis que se obtêm a partir da destilação do petróleo bruto. As diferenças entre o gás butano e o gás propano são a sua composição química, conferindo-lhes características específicas que potenciam as suas aplicações.

    • Gás butano - Indicado essencialmente para consumo doméstico (cozinha, águas quentes, aquecimento ambiente, etc.)
    • Gás propano - Indicado essencialmente para consumo profissional (hotelaria e restauração, indústria, serviços, etc.)
  • O que devo fazer se cheirar a gás ou se detetar uma fuga?

    Corte imediatamente o fornecimento de gás da garrafa, colocando o manípulo do redutor na posição fechado;

    Se a fuga se inflamar e apenas se for seguro fazê-lo, tape imediatamente o local da fuga com um pano molhado em água;

    Contacte imediatamente o piquete de emergência Rubis Gás 808 232 001;

    IMPORTANTE: Se possível, coloque a garrafa ao ar livre

    Ventile o local abrindo portas e janelas, provocando corrente de ar;

    Não ligue nem desligue interruptores, campainhas ou equipamentos elétricos;

    Não fume, nem faça lume;

    Não use o telefone (fixo ou móvel) perto da fuga;

    Desligue o quadro elétrico se estiver afastado do local da fuga;

  • Que normas de segurança devo ter em conta na utilização do gás em garrafa?

    • Deve verificar sempre se as garrafas cheias que lhe são entregues estão seladas;
    • Utilize sempre as garrafas de pé;
    • Nunca guarde ou utilize garrafas em caves ou perto de grelhas ou esgotos;
    • Se transportar uma garrafa de gás, faça-o colocando obrigatoriamente a garrafa na posição vertical assente sobre a sua base;
    • Sempre que mudar a garrafa, esteja atento a possíveis fugas que se detetam pelo cheiro característico. Se possível, verifique as ligações com espuma e sabão nunca faça lume para esta verificação;
    • Ao instalar aparelhos de queima (fogões, esquentadores, etc.) faça-o recorrendo a empresas e técnicos credenciados de forma a assegurar que os mesmos são instalados por pessoas competentes em condições de segurança;
    • Leia sempre as instruções de funcionamento e segurança dos aparelhos antes de utilizá-los pela primeira vez.
  • O que fazer com as garrafas que tenho em casa?

    • As garrafas de gás são propriedade dos diversos operadores no mercado e devem ser devolvidas quando não estão a ser utilizadas, não devendo armazena-las em casa, quando não necessita delas.

    • Para devolver as suas garrafas de gás, dirija-se ao mesmo revendedor Rubis Gás onde as caucionou que, mediante apresentação do documento de caucionamento, lhe restituirá o valor das mesmas.

    Nota: Quando lhe for exigido o pagamento do valor da caução da(s) garrafa(s) de gás, solicite sempre um talão comprovativo desse pagamento e guarde-o em local seguro. Irá precisar dele quando quiser devolver a(s) garrafa(s);

  • Como colocar um redutor de gás?

    Veja, nos vídeos seguintes, como colocar o redutor de gás na sua garrafa em total segurança. É muito fácil.

     

Segmento granel

  • Como é que sei a quantidade de gás que vou consumir anualmente?

    A quantidade de gás que irá consumir está relacionada com o tipo de equipamentos que possui e com o número de horas de utilização dos mesmos. O gestor de área Rubis Gás da sua localidade estará sempre à disposição para o aconselhar sobre as suas necessidades energéticas.

  • Como e quando é que tenho de pedir gás?

    A Rubis entrega um manual de instruções e normas de segurança onde pode verificar como proceder.

    A Rubis faz distribuição planeada e ajusta automaticamente o seu consumo, baseando-se no histórico de abastecimentos efetuados. Caso pretenda fazer a sua encomenda de gás, é aconselhável que o faça quando o indicador de nível do seu reservatório atingir os 35%.

    Contacte-nos através da linha de apoio ao cliente 808 203 603 ou preenchendo o formulário de granel para empresas.

  • Tenho de fazer alguma manutenção ao reservatório?

    A Rubis, enquanto proprietária do reservatório, responsabiliza-se pela sua manutenção e licenciamento. No entanto, é da responsabilidade do utilizador a conservação e manutenção da área adjacente ao reservatório que tem de estar livre de materiais combustíveis e outros materiais que condicionem ou sejam obstáculos à circulação ou acesso ao posto de armazenagem.

    Se o reservatório não for propriedade da Rubis, a nossa equipa técnica dar-lhe-á todas as informações, tendo em vista o cumprimento dos requisitos legais.

  • O que devo fazer no caso de detetar uma fuga de gás no reservatório ou na instalação de gás?

    Contacte de imediato o 808 242 001.

Segmento canalizado

  • O que devo fazer se cheirar a gás ou se detetar uma fuga?

    • Corte imediatamente o fornecimento de gás, fechando a válvula de segurança localizada à entrada da sua habitação, junto ao contador;
    • Não fume, nem faça lume;
    • Não ligue nem desligue interruptores, campainhas ou equipamentos elétricos;
    • Ventile o local, abrindo portas e janelas, provocando corrente de ar;
    • Desligue o quadro elétrico se estiver afastado do local da fuga;
    • Não use o telefone (fixo ou móvel) perto da fuga;
    • Não tente fazer qualquer reparação;
    • Contacte de imediato o piquete de emergência Rubis Gás 808 242 001;
  • Como e quando deve usar o redutor de segurança do contador de gás?

    Veja como rearmar um redutor de gás no seu contador, em total segurança, nos Passos abaixo. É muito fácil.

    Passo 1

    Com o manípulo na posição da FIG.1, o redutor está fechado. Não há passagem de gás.

    Passo 2

    Para haver passagem de gás rode o manípulo para a posição da FIG.2. Certifique-se primeiro que todas as torneiras/válvulas dos aparelhos de queima estão fechadas.

    Passo 3

    Se alguma vez verificar a falta de gás, mesmo com o manípulo do redutor na posição da FIG. 2,isso pode indicar que o sistema de segurança do redutor atuou (falta de gás na central de armazenagem, por exemplo).

    Passo 4

    Para rearmar o redutor, rode o manípulo para a posição da FIG. 1 (fechado) e MUITO LENTAMENTE, coloque-o na posição da FIG.2 (aberto). Se ainda assim a falta de gás persistir, comunique o facto à Rubis Gás.

               

     

  • Como faço a leitura do contador?

    A Rubis Gás efetuará a leitura periódica do seu contador. Nos meses em que tal não aconteça, a sua fatura será emitida por estimativa. Para evitar a emissão de faturas baseadas em estimativa, poderá comunicar-nos a sua leitura entre os dias 15 e 20 de cada mês, mencionando o número de cliente, o código do contador e a respetiva leitura do contador.

    Leia os algarismos indicados no seu contador e considere apenas os que têm fundo preto ou branco. Não tente registar os algarismos que se encontram sobre fundo vermelho (são casas decimais que não são significativas). Sempre que a empresa efetuar uma leitura, prevalece a leitura da empresa.

App Rubis Gás

  • Questões relacionadas com preços/cauções (valores) da encomenda

    1. Fiz uma encomenda de uma botija de gás para a minha morada de residência habitual e outra igual para a minha casa de férias, mas os preços são diferentes. Porquê?

      Os preços praticados são da responsabilidade dos revendedores Rubis Gás. Cada revendedor é livre de praticar os seus preços, por isso, caso as suas moradas de residência e de férias sejam servidas por revendedores distintos, poderá ter preços distintos.

     

    1. Porque não posso ver os preços dos produtos na APP antes de fazer a encomenda?

      Não pode ver os preços, porque estes podem variar de acordo com o revendedor que presta serviço na zona da morada onde pretende a entrega. Cada revendedor é livre de praticar os seus preços. Assim, na APP, só pode consultar os preços após ter efetuado a escolha do revendedor que abastece a sua zona.

     

    1. Porque é que quando faço uma encomenda me aparece um valor a pagar de caução?

      As garrafas de gás são propriedade dos diversos operadores no mercado e estes disponibilizam as garrafas para utilização dos seus clientes, mediante o pagamento de uma caução. Esta caução só lhe será cobrada uma vez e ser-lhe-á restituída quando devolver a garrafa ao revendedor de gás, apresentando o documento de caucionamento que lhe foi entregue quando caucionou a garrafa.

      Se ao comprar uma garrafa de gás na APP, tiver uma garrafa vazia para devolver, da mesma tipologia não lhe será cobrada caução.

      Deverá indicar:
      • No campo “garrafa a devolver” a quantidade de garrafas a devolver
      • No campo marca/produto a tipologia de garrafa que está a devolver (o mesmo tipo de garrafa ou outra garrafa de aço ou leve).
      Com base no tipo de garrafa que vai devolver e na que vai receber, será feito o cálculo e indicado se haverá lugar, ou não, à prestação de um valor de caução.  

     

    1. Tenho uma garrafa de outra marca para devolver. Como faço?

      Quando estiver a fazer o seu pedido no retângulo "produtos e devoluções" indique o n.º de garrafas a devolver e a respetiva garrafa em “marca/produto". As garrafas de gás de outra marca, qualquer que seja a marca, são divididas em Leves (com uma embalagem de plástico) e Metálicas/aço. Basta selecionar uma destas situações sem necessitar de indicar qual é a marca.

     

    1. Porque me estão a cobrar taxa de serviço de entrega (ou de transporte) nalgumas garrafas?

      Os preços e taxas cobrados são da responsabilidade de cada revendedor. Alguns revendedores podem cobrar esta taxa de serviço uma vez que têm custos acrescidos com a deslocação para entregar a garrafa ao domicílio.
  • Questões relacionadas com o processo da encomenda

    1. Posso cancelar/reagendar uma encomenda?

      Só pode cancelar/reagendar encomendas que ainda não tenham chegado ao estado “em distribuição”.

      Caso a encomenda ainda não se encontre no estado “em distribuição” poderá cancelá-la/reagendá-la através do menu “as minhas encomendas”.

      Se já não conseguir cancelar a encomenda na APP poderá contactar o revendedor que irá fazer a entrega.

     

    1. O que é o serviço de encomenda expresso?

      O serviço expresso é um serviço de entregas de urgência dentro de um período de 1 hora, após a confirmação da encomenda do cliente.

      Este serviço pode não estar disponível em todos os revendedores e só está disponível até uma (1) hora antes do fecho para o almoço ou ao fim do dia.

      Poderá fazer o pedido quando o símbolo estiver Verde para a entrega expresso

     

    1. Tentei fazer uma encomenda, mas aparece uma mensagem "no momento não existem revendedores para a área indicada. Clique em OK para o avisarmos quando chegarmos até si" O que faço?

      Infelizmente, de momento, não temos nenhum revendedor na aplicação que entregue na sua localidade. Poderá fazer a sua encomenda de gás telefonando para o revendedor da sua zona.

      Descubra o seu Revendedor aqui 
  • Questões relacionadas com pagamentos

    1. Posso efetuar pagamentos diretamente na APP?

      Neste momento ainda não existe a possibilidade de efetuar pagamentos diretamente na APP. Contamos disponibilizar em breve esta funcionalidade. Aguarde por notícias nossas.
  • Questões relacionadas com o funcionamento da APP

    Por favor contacte a linha de suporte à APP Rubis Gás através do n.º 212 496 655 ou envie um e-mail para suporteapprubisgas@rubisenergia.pt.