Piquete de Emergência Rubis Gás

Perguntas Frequentes

Obtenha resposta às suas questões

Segmento garrafas

  • Qual a diferença entre o butano e o propano?

    O butano e o propano são gases de petróleo liquefeito (GPL) altamente inflamáveis que se obtêm a partir da destilação do petróleo bruto. As diferenças entre o gás butano e o gás propano são a sua composição química, conferindo-lhes características específicas que potenciam as suas aplicações.

    • Gás butano - Indicado essencialmente para consumo doméstico (cozinha, águas quentes, aquecimento ambiente, etc.)
    • Gás propano - Indicado essencialmente para consumo profissional (hotelaria e restauração, indústria, serviços, etc.)
  • O que devo fazer se cheirar a gás ou se detetar uma fuga?

    Corte imediatamente o fornecimento de gás da garrafa, colocando o manípulo do redutor na posição fechado;

    Se a fuga se inflamar e apenas se for seguro fazê-lo, tape imediatamente o local da fuga com um pano molhado em água;

    Contacte imediatamente o piquete de emergência Rubis Gás 808 242 001 (chamada local) ou através do n.º (+351) 219 364 160 (chamada para a rede fixa nacional);

    IMPORTANTE: Se possível, coloque a garrafa ao ar livre

    Ventile o local abrindo portas e janelas, provocando corrente de ar;

    Não ligue nem desligue interruptores, campainhas ou equipamentos elétricos;

    Não fume, nem faça lume;

    Não use o telefone (fixo ou móvel) perto da fuga;

    Desligue o quadro elétrico se estiver afastado do local da fuga;

  • Que normas de segurança devo ter em conta na utilização do gás em garrafa?

    • Deve verificar sempre se as garrafas cheias que lhe são entregues estão seladas;
    • Utilize sempre as garrafas de pé;
    • Nunca guarde ou utilize garrafas em caves ou perto de grelhas ou esgotos;
    • Se transportar uma garrafa de gás, faça-o colocando obrigatoriamente a garrafa na posição vertical assente sobre a sua base;
    • Sempre que mudar a garrafa, esteja atento a possíveis fugas que se detetam pelo cheiro característico. Se possível, verifique as ligações com espuma e sabão nunca faça lume para esta verificação;
    • Ao instalar aparelhos de queima (fogões, esquentadores, etc.) faça-o recorrendo a empresas e técnicos credenciados de forma a assegurar que os mesmos são instalados por pessoas competentes em condições de segurança;
    • Leia sempre as instruções de funcionamento e segurança dos aparelhos antes de utilizá-los pela primeira vez.
  • O que fazer com as garrafas que tenho em casa?

    • As garrafas de gás são propriedade dos diversos operadores no mercado e devem ser devolvidas quando não estão a ser utilizadas, não devendo armazena-las em casa, quando não necessita delas.

    • Para devolver as suas garrafas de gás, dirija-se ao mesmo revendedor Rubis Gás onde as caucionou que, mediante apresentação do documento de caucionamento, lhe restituirá o valor das mesmas.

    Nota: Quando lhe for exigido o pagamento do valor da caução da(s) garrafa(s) de gás, solicite sempre um talão comprovativo desse pagamento e guarde-o em local seguro. Irá precisar dele quando quiser devolver a(s) garrafa(s);

  • Como colocar um redutor de gás?

    Veja, nos vídeos seguintes, como colocar o redutor de gás na sua garrafa em total segurança. É muito fácil.

     

  • Quais as recomendações de utilização da válvula adaptadora de garrafas de gás propano?

    Se tiver uma instalação de garrafas de 45 kg ou 11 kg de propano no exterior, deve garantir a existência de uma válvula adaptadora e um redutor de pressão. A sua montagem deve ser assegurada por um técnico de gás qualificado, recomendado pelo seu revendedor Rubis Gás. Saiba mais aqui.

Segmento granel

  • Como é que sei a quantidade de gás que vou consumir anualmente?

    A quantidade de gás que irá consumir está relacionada com o tipo de equipamentos que possui e com o número de horas de utilização dos mesmos. O gestor de área Rubis Gás da sua localidade estará sempre à disposição para o aconselhar sobre as suas necessidades energéticas.

  • Como e quando é que tenho de pedir gás?

    A Rubis entrega um manual de instruções e normas de segurança onde pode verificar como proceder.

    A Rubis faz distribuição planeada e ajusta automaticamente o seu consumo, baseando-se no histórico de abastecimentos efetuados. Caso pretenda fazer a sua encomenda de gás, é aconselhável que o faça quando o indicador de nível do seu reservatório atingir os 35%.

    Contacte-nos através da linha de apoio ao cliente 808 203 603 (chamada local), n.º (+351) 219 364 162 (chamada para a rede fixa nacional) ou preenchendo o formulário de granel para empresas.

  • Tenho de fazer alguma manutenção ao reservatório?

    A Rubis, enquanto proprietária do reservatório, responsabiliza-se pela sua manutenção e licenciamento. No entanto, é da responsabilidade do utilizador a conservação e manutenção da área adjacente ao reservatório que tem de estar livre de materiais combustíveis e outros materiais que condicionem ou sejam obstáculos à circulação ou acesso ao posto de armazenagem.

    Se o reservatório não for propriedade da Rubis, a nossa equipa técnica dar-lhe-á todas as informações, tendo em vista o cumprimento dos requisitos legais.

  • O que devo fazer no caso de detetar uma fuga de gás no reservatório ou na instalação de gás?

    Contacte de imediato o 808 242 001(chamada local) ou através do n.º (+351) 219 364 160 (chamada para a rede fixa nacional).

Segmento canalizado

  • O que devo fazer se cheirar a gás ou se detetar uma fuga?

    • Corte imediatamente o fornecimento de gás, fechando a válvula de segurança localizada à entrada da sua habitação, junto ao contador;
    • Não fume, nem faça lume;
    • Não ligue nem desligue interruptores, campainhas ou equipamentos elétricos;
    • Ventile o local, abrindo portas e janelas, provocando corrente de ar;
    • Desligue o quadro elétrico se estiver afastado do local da fuga;
    • Não use o telefone (fixo ou móvel) perto da fuga;
    • Não tente fazer qualquer reparação;
    • Contacte de imediato o piquete de emergência Rubis Gás 808 242 001 (chamada local) ou através do n.º (+351) 219 364 160 (chamada para a rede fixa nacional).
  • Como e quando deve usar o redutor de segurança do contador de gás?

    Veja como rearmar um redutor de gás no seu contador, em total segurança, nos Passos abaixo. É muito fácil.

    Passo 1

    Com o manípulo na posição da FIG.1, o redutor está fechado. Não há passagem de gás.

    Passo 2

    Para haver passagem de gás rode o manípulo para a posição da FIG.2. Certifique-se primeiro que todas as torneiras/válvulas dos aparelhos de queima estão fechadas.

    Passo 3

    Se alguma vez verificar a falta de gás, mesmo com o manípulo do redutor na posição da FIG. 2,isso pode indicar que o sistema de segurança do redutor atuou (falta de gás na central de armazenagem, por exemplo).

    Passo 4

    Para rearmar o redutor, rode o manípulo para a posição da FIG. 1 (fechado) e MUITO LENTAMENTE, coloque-o na posição da FIG.2 (aberto). Se ainda assim a falta de gás persistir, comunique o facto à Rubis Gás.

               

     

  • Como faço a leitura do contador?

    A Rubis Gás efetuará a leitura periódica do seu contador. Nos meses em que tal não aconteça, a sua fatura será emitida por estimativa. Para evitar a emissão de faturas baseadas em estimativa, poderá comunicar-nos a sua leitura entre os dias 15 e 20 de cada mês, mencionando o número de cliente, o código do contador e a respetiva leitura do contador.

    Leia os algarismos indicados no seu contador e considere apenas os que têm fundo preto ou branco. Não tente registar os algarismos que se encontram sobre fundo vermelho (são casas decimais que não são significativas). Sempre que a empresa efetuar uma leitura, prevalece a leitura da empresa.

App Rubis Gás

  • Questões relacionadas com preços/cauções (valores) da encomenda

    1. Fiz uma encomenda de uma botija de gás para a minha morada de residência habitual e outra igual para a minha casa de férias, mas os preços são diferentes. Porquê?

      Os preços praticados são da responsabilidade dos revendedores Rubis Gás. Cada revendedor é livre de praticar os seus preços, por isso, caso as suas moradas de residência e de férias sejam servidas por revendedores distintos, poderá ter preços distintos.

     

    1. Porque não posso ver os preços dos produtos na APP antes de fazer a encomenda?

      Não pode ver os preços, porque estes podem variar de acordo com o revendedor que presta serviço na zona da morada onde pretende a entrega. Cada revendedor é livre de praticar os seus preços. Assim, na APP, só pode consultar os preços após ter efetuado a escolha do revendedor que abastece a sua zona.

     

    1. Porque é que quando faço uma encomenda me aparece um valor a pagar de caução?

      As garrafas de gás são propriedade dos diversos operadores no mercado e estes disponibilizam as garrafas para utilização dos seus clientes, mediante o pagamento de uma caução. Esta caução só lhe será cobrada uma vez e ser-lhe-á restituída quando devolver a garrafa ao revendedor de gás, apresentando o documento de caucionamento que lhe foi entregue quando caucionou a garrafa.

      Se ao comprar uma garrafa de gás na APP, tiver uma garrafa vazia para devolver, da mesma tipologia não lhe será cobrada caução.

      Deverá indicar:
      • No campo “garrafa a devolver” a quantidade de garrafas a devolver
      • No campo marca/produto a tipologia de garrafa que está a devolver (o mesmo tipo de garrafa ou outra garrafa de aço ou leve).
      Com base no tipo de garrafa que vai devolver e na que vai receber, será feito o cálculo e indicado se haverá lugar, ou não, à prestação de um valor de caução.  

     

    1. Tenho uma garrafa de outra marca para devolver. Como faço?

      Quando estiver a fazer o seu pedido no retângulo "produtos e devoluções" indique o n.º de garrafas a devolver e a respetiva garrafa em “marca/produto". As garrafas de gás de outra marca, qualquer que seja a marca, são divididas em Leves (com uma embalagem de plástico) e Metálicas/aço. Basta selecionar uma destas situações sem necessitar de indicar qual é a marca.

     

    1. Porque me estão a cobrar taxa de serviço de entrega (ou de transporte) nalgumas garrafas?

      Os preços e taxas cobrados são da responsabilidade de cada revendedor. Alguns revendedores podem cobrar esta taxa de serviço uma vez que têm custos acrescidos com a deslocação para entregar a garrafa ao domicílio.
  • Questões relacionadas com o processo da encomenda

    1. Posso cancelar/reagendar uma encomenda?

      Só pode cancelar/reagendar encomendas que ainda não tenham chegado ao estado “em distribuição”.

      Caso a encomenda ainda não se encontre no estado “em distribuição” poderá cancelá-la/reagendá-la através do menu “as minhas encomendas”.

      Se já não conseguir cancelar a encomenda na APP poderá contactar o revendedor que irá fazer a entrega.

     

    1. O que é o serviço de encomenda expresso?

      O serviço expresso é um serviço de entregas de urgência dentro de um período de 1 hora, após a confirmação da encomenda do cliente.

      Este serviço pode não estar disponível em todos os revendedores e só está disponível até uma (1) hora antes do fecho para o almoço ou ao fim do dia.

      Poderá fazer o pedido quando o símbolo estiver Verde para a entrega expresso

     

    1. Tentei fazer uma encomenda, mas aparece uma mensagem "no momento não existem revendedores para a área indicada. Clique em OK para o avisarmos quando chegarmos até si" O que faço?

      Infelizmente, de momento, não temos nenhum revendedor na aplicação que entregue na sua localidade. Poderá fazer a sua encomenda de gás telefonando para o revendedor da sua zona.

      Descubra o seu Revendedor aqui 
  • Questões relacionadas com pagamentos

    Posso efetuar pagamentos diretamente na APP?

    Sim. Os métodos de pagamento disponibilizados pelos revendedores na App Rubis Gás são:

    • Pagamentos online: via referência multibanco, MB WAY ou cartão de crédito/débito. Contudo, alguns destes métodos de pagamento podem não estar ativos pelo revendedor da sua área.
    • Pagamentos contra-entrega: nesta opção de pagamento, no ato da entrega da garrafa, poderá pagar em numerário ou via multibanco.

    Os pagamentos disponíveis no momento da encomenda são da opção e responsabilidade de cada revendedor.

  • Questões relacionadas com equipamentos a gás

    Os preços dos equipamentos incluem portes?

    Os preços indicados incluem portes para Portugal Continental.


    O preço dos equipamentos inclui montagem?

    Não.  O preço dos equipamentos não inclui a sua montagem.

    Se pretende este serviço:

    • E os equipamentos forem entregues por revendedores Rubis Gás - deverá acordar o serviço diretamente com o revendedor de gás que lhe faz a entrega do equipamento, caso ele preste este tipo de serviço;
    • E os equipamentos forem entregues por uma transportadora, poderá solicitar, ao revendedor Rubis Gás da sua zona, a montagem dos equipamentos, caso ele preste este serviço.


    Posso efetuar devoluções dos equipamentos a gás (ex.: Barbecues)?

    Sim. Pode efetuar a devolução do aparelho no prazo máximo de 14 dias. Para tal, o equipamento deverá estar inviolado na sua embalagem e sem sinais de uso.

    Todas as despesas referentes ao transporte de material devolvido são da inteira responsabilidade do cliente.


    Posso cancelar uma encomenda feita na APP

    Sim:

    • Caso a encomenda seja satisfeita por um revendedor Rubis Gás - poderá efetuar o cancelamento da mesma até ao momento em que seja feito o agendamento da entrega.
    • Caso a encomenda seja satisfeita via Spring-it – o cancelamento pode ser feito até ao momento em que a encomenda entra no estado “em distribuição”.


    Como posso pagar os aparelhos de gás?

    O pagamento poderá ser efetuado através de meios de pagamento online, tais como a referência multibanco, MB Way ou cartão de crédito/débito. Não é aceite o pagamento contraentrega.


    Se cancelar uma encomenda, recebo o meu dinheiro de volta?

    Sim. Se já tiver efetuado o pagamento, o mesmo ser-lhe-á devolvido através do método de pagamento utilizado. Caso não seja possível a devolução automática através do método de pagamento utilizado, o pagamento será devolvido diretamente pelo revendedor Rubis Gás ou pela Spring-It.


    O aparelho que comprei tem garantia?

    Todos os produtos gozam do prazo de garantia contra defeitos de fabrico previsto na lei. Para usufruir da garantia, a fatura serve de prova de compra.

    Da garantia está excluída a má utilização, assim como a substituição das peças de desgaste rápido.

     

  • Questões relacionadas com o funcionamento da APP

    Por favor contacte a linha de suporte à APP Rubis Gás através do n.º (+351) 212 496 655 (chamada para a rede fixa nacional) ou envie um e-mail para suporteapprubisgas@rubisenergia.pt.