Piquete de Emergência Rubis Gás

Política integrada

A Rubis Energia Portugal SA, na sua atividade de comercialização e distribuição de produtos derivados do petróleo, está ciente da sua importância e das suas responsabilidades perante os seus trabalhadores, parceiros, clientes e sociedade em geral, sendo por isso uma empresa responsável a nível do ambiente, da segurança e saúde no trabalho e da prevenção de acidentes graves envolvendo substâncias perigosas.

 

Desta forma a Rubis considera como principais objetivos desta Política Integrada de Qualidade, Segurança e Saúde no Trabalho, Ambiente e Prevenção de Acidentes Graves envolvendo substâncias perigosas, não ter acidentes e não causar danos aos trabalhadores, aos parceiros, à comunidade e ao ambiente no exercício das suas atividades.

 

Estabelece assim, os seguintes compromissos:

  • Consagrar a Qualidade, comercializar produtos que possam ser utilizados pelos seus clientes de forma segura e estabelecer os meios apropriados para comunicação e colaboração com as diversas partes interessadas (acionistas, entidades oficiais, clientes, trabalhadores e parceiros) de forma a satisfazer os seus requisitos, escutar e responder abertamente às suas dúvidas e questões, para melhoria contínua dos padrões da indústria e reportar os seus resultados de forma transparente.

 

  • Consagrar o Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho como valores fundamentais da empresa, de modo a que as suas operações sejam responsáveis, seguras e fiáveis, assegurando condições de trabalho seguras e saudáveis, a proteção do ambiente e a prevenção de lesões, ferimentos e danos aos trabalhadores e parceiros.

 

  • Promover o cumprimento da legislação aplicável à sua atividade, assim como das políticas e normas internas da Rubis e de outros requisitos aplicáveis, numa estratégia de prevenção contínua, através da identificação, controlo e monitorização de riscos, consulta e participação dos trabalhadores, para garantir a segurança, a saúde e a proteção do ambiente.

 

  • Atualizar, periodicamente, os sistemas de gestão, definir objetivos específicos, mensuráveis e alcançáveis, planificar e priorizar ações, promovendo a ligação com as lições aprendidas, tendo como objetivo a melhoria contínua no desempenho global do sistema integrado de gestão e da prevenção de acidentes graves envolvendo substâncias perigosas e a satisfação das partes interessadas.

 

  • Aplicar os resultados da consulta e participação dos trabalhadores, das boas práticas de gestão e de soluções técnicas disponíveis para prevenir os perigos e reduzir os riscos laborais, o controlo dos riscos de acidentes graves envolvendo substâncias perigosas, a proteção do ambiente e eventuais desvios na qualidade dos seus produtos, serviços e atividades. Diminuir, de forma contínua, o impacto das suas operações na saúde dos trabalhadores e no ambiente, através da diminuição de resíduos e emissões, da utilização eficiente da energia e da prevenção da poluição.

 

Estes princípios devem estar sempre presentes na atividade da Rubis, que deverá assegurar a sua compreensão e consequente atuação em conformidade por parte de todos e em toda a extensão do seu negócio.

 

O Diretor Geral compromete-se a disponibilizar os meios e recursos necessários à implementação desta política.

 

Numa situação de alteração esta política é revista e, se necessário, atualizada. Caso não haja alterações, a periodicidade máxima de revisão e, se necessário, atualização será de 5 anos.

 

                             

 Porto Salvo, 20 de Fevereiro de 2020